Hipotireoidismo e elevação do colesterol

O hipotireoidismo é considerado uma das causas de elevação do colesterol e está presente em até 13% dos pacientes com hipercolesterolemia. Apesar disso, pesquisadores do Centro Médico de Boston e da Escola de Medicina da Universidade de Boston observaram que poucos pacientes são submetidos à triagem recomendada.

17 de dezembro de 2013 | Autor: Centro de Diabetes Curitiba

 

Conforme as diretrizes atuais, pacientes portadores de hipercolesterolemia devem ser submetidos a um teste de triagem para tireoidopatia, através da dosagem de TSH no sangue. Isso porque o hipotireoidismo é considerado uma das causas de elevação do colesterol e está presente em até 13% dos pacientes com hipercolesterolemia.
Em artigo publicado no mês de novembro de 2013 no site da revista médica JAMA Internal Medicine, as diretrizes atuais recomendam que os pacientes recém-diagnosticados com hipercolesterolemia devem passar por triagem para hipotireoidismo antes de iniciar tratamento medicamentoso com hipolipemiante. Entretanto, os pesquisadores observaram que poucos pacientes com hipercolesterolemia são submetidos à triagem recomendada.
A pesquisa foi realizada pelo Centro Médico de Boston e pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, entre os anos de 2000 e 2011. Foram avaliados 8795 pacientes com diagnóstico recente de hipercolesterolemia. Nos primeiros 6 meses após o diagnóstico, apenas 4349 foram triados com dosagem de TSH. Portanto, mais de 50% dos pacientes não tiveram a sua função tireoideana avaliada.
Dos pacientes rastreados, 226 (5,2%) possuíam níveis de TSH elevados, compatíveis com o diagnóstico de hipotireoidismo. Dentre estes, 114 (50,7%) foram tratados com hormônio tireoideano. Dos pacientes tratados, apenas 25% precisaram de tratamento com medicamento hipolipemiante, contra 44% daqueles que não receberam hormônio tireoideano.
Os pesquisadores concluíram que a baixa taxa de testes de função tireoideana nos pacientes com diagnóstico recente de hipercolesterolemia demonstra que é necessário melhor divulgação e entendimento das diretrizes atuais.
Artigo da Dra. Fabielle Marçal Harth, médica endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba, baseado na revisão de Devina L. Willard, Ângela M. Leung, Elizabeth N. Pearce. THYROID FUNCTION TESTING IN PATIENTES WITH NEWLY DIAGNOSED HYPERLIPIDEMIA. JAMA Internal Medicine, 11.11.2013.

Gostou? Compartilhe com seus amigos.