Qual é a relação entre obesidade e diabetes tipo 2?

A endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba Michele Polesel, responde as principais dúvidas dos pacientes sobre o assunto. Confira!

23 de fevereiro de 2021 | Autor: Dra. Michele Polesel

Por que algumas pessoas desenvolvem diabetes ao ganhar peso e outras não?

Existem muitos grandes obesos que não têm diabetes, enquanto algumas pessoas já apresentam aumento na glicemia ao ganhar poucos quilos. O que difere uma pessoa da outra? Sempre há a genética por trás das tendências individuais. Mas para tentar ilustrar essa diferença, vejam a figura de uma banheira grande e outra pequena. É como se algumas pessoas tivessem uma “banheira grande” para estocar a gordura no tecido subcutâneo, enquanto as pessoas com tendência a diabetes tivessem uma “banheira pequena” para acumular gordura, então pequenos excessos já fariam essa gordura extravasar para outros órgãos, como fígado e músculo, causando o que chamamos de RESISTÊNCIA À INSULINA. É essa resistência à insulina que a longo prazo leva ao diabetes.

Qual o significado disso?

Isso traduz o que já sabemos: que o ganho de peso, para quem tem essa tendência, pode levar ao desenvolvimento do diabetes ou à piora em quem já apresenta a doença instalada.

Qual a importância disso para quem tem diabetes ou pré diabetes

Sempre existe a chance de prevenir ou melhorar o diabetes com a perda de peso! Evitando que esse ”excesso” de gordura “extravase” ou “diminuindo o vazamento da banheira”, pode-se melhorar ou até se recuperar completamente do diabetes. Investir na perda de peso faz parte do tratamento do diabetes tipo 2!

Qual é a relação entre obesidade e diabetes tipo 2?

Referência: ORahilly Clin Medicine 2016
Gostou? Compartilhe com seus amigos.