As vantagens do uso da bomba de insulina

A bomba de insulina é considerado o melhor e o mais prático tratamento para o paciente diabético do tipo 1.

21 de setembro de 2012 | Autor: Centro de Diabetes Curitiba

A bomba de insulina, mecanismo do tamanho de um pager (bip) que contém um cartucho cheio de insulina de ação rápida, é considerado o melhor e o mais prático tratamento para o paciente diabético do tipo 1. Isso porque esta ferramenta torna o paciente mais livre da aplicação de várias doses de insulina ao dia, além de proporcionar um melhor controle do nível de açúcar no sangue. É o que afirma Andressa Leitão, endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba, instituição referência no Paraná no uso de bombas de insulina. “As pessoas que usam essas bombas têm, estaticamente, melhores resultados no teste de hemoglobina glicada, um exame usado para saber se o diabetes está bem controlado ou não”, afirma.

Outra vantagem, para a médica, é que os usuários que utilizam o mecanismo possuem menos problemas de hipoglicemia, que é a diminuição no nível de glicose no sangue. “Os níveis de açúcar no sangue tendem a cair mais gradualmente com o uso da bomba, o que resulta em um maior controle e em uma detecção antecipada de sintomas deste efeito”, relata.

Segundo a endocrinologista, um estudo americano avaliou efeitos de um mecanismo de bloqueio automático na bomba de insulina. Na pesquisa, com este controle os pacientes foram expostos a 20% menos hipoglicemia, além do fato de as hipoglicemias terem efeitos mais leves, quando comparadas ao tempo em que o infusor estava desabilitado. “Essa descoberta faz com que a bomba de insulina seja o tratamento ainda mais indicado para os pacientes”, sinaliza.

Gostou? Compartilhe com seus amigos.