Emagrecer sem atividade física não traz resultado, diz especialista

Segundo a endocrinologista Luciana Pechmann, do Centro de Diabetes Curitiba (CDC), o corpo precisa queimar as calorias adquiridas e, mesmo que a pessoa passe a comer menos, o que faz ela de fato perder peso é o esforço físico.

4 de agosto de 2012 | Autor: Centro de Diabetes Curitiba

O artigo Balanço da Energia e Obesidade (Energy Balance and Obesity), publicado no American Heart Association Journal Circulation e escrito por Jim Hill, relata que restringir a quantidade de alimentos ingeridos não possibilita a perda de peso. Para Hill, o que torna uma pessoa mais magra ou mais gorda é a quantidade de exercícios físicos que ela faz.

Segundo a endocrinologista Luciana Pechmann, do Centro de Diabetes Curitiba (CDC), o corpo precisa queimar as calorias adquiridas e, mesmo que a pessoa passe a comer menos, o que faz ela de fato perder peso é o esforço físico. “É necessário enfatizar que se alimentar menos apenas evitará um maior ganho de peso”, relata. Para a especialista, quem realmente busca o emagrecimento deve procurar desenvolver atividades físicas. “Estabelecer uma dieta sem a presença de exercícios é estar fadado a falhar”, comenta.

No artigo, o especialista em obesidade Jim Hill nos convida a imaginar um esquema diferente, no qual estamos movendo muito mais nossos corpos a cada dia. Para ele, nosso corpo vai precisar de mais calorias para sustentar o esforço que a atividade física acrescentou. Então, quando nos exercitamos, o organismo passa a adquirir o hábito de queimar calorias mais rapidamente.

Luciana Pechmann explica que, com maior esforço diário, a alimentação será ainda maior, pois o corpo necessita de mais calorias para serem absorvidas. “A atividade física faz mais do que queimar calorias. Ela coloca o corpo em um estágio em que ele vai trabalhar para você, não contra você”, relata.

A endocrinologista diz que é necessário que as pessoas tenham conhecimento na hora de optar por uma forma de emagrecer. “Aprender como funciona a perda de peso é imprescindível para ajudar as pessoas a entenderem o conceito de balanço energético, que é o equilíbrio entre as calorias consumidas e / ou calorias armazenadas. Entendendo esses pequenos conceitos e aplicando esta teoria no nosso dia a dia podemos ser beneficiados de diversas formas”, finaliza.

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